Páginas

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Cinco dicas de como cuidar do umbigo do recém-nascido

Como curar o umbigo do bebê: médico tira dúvidas de como cuidar do umbigo do recém-nascido, cicatrização, hérnia umbilical ou umbigo inflamado, sangrando e estufado.Como cuidar do umbigo do recém-nascido até a queda natural é uma das maiores dúvidas das mamães de primeira viagem. Além da limpeza, é preciso ficar atento aos casos em que o coto sangra com frequência, inflama ou tem secreções. Leva cerca de sete dias a queda do coto umbilical, enquanto a cicatrização final também demora cerca de sete dias. Confira abaixo dicas de como cuidar do umbigo do bebê:



1

Como limpar o umbigo do bebê

A orientação básica é limpar o coto umbilical com hastes flexíveis e álcool 70% sempre que tiver secreção. "Ou pelo menos três vezes ao dia. É comum haver um pequeno sangramento pouco antes da queda do coto ou após a queda. A secreção deve ser removida com álcool sempre que estiver presente", explica o pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo, José Claudionor da Silva. Segundo ele, a limpeza do umbigo não dói e sequer machuca o bebê, pois o coto não tem terminações nervosas. "O recém-nascido pode sentir o frio do álcool, mas não sente dor. O procedimento deve ser realizado com delicadeza e não causa dano", reforça.
2

Cicatrização após a queda do coto

De acordo com Claudionor da Silva, após a queda do coto umbilical a limpeza deve seguir a mesma rotina. Normalmente, a cicatrização final ocorre em sete dias. "Algumas vezes pode haver cicatrização anômala e formando o que chamamos de granuloma umbilical", alerta. O granuloma umbilical produz uma secreção que incomoda o bebê e pode levar cerca de 28 dias, ou o período neonatal, para finalização natural. Para o tratamento, algumas aplicações de nitrato de prata em bastão são suficientes para resolver o problema.
3

Umbigo inflamado: o que fazer?

Alguns incômodos são sinais de que o bebê está sentindo mais do que um simples desconforto. "Se houver secreção purulenta (esbranquiçada), eritema (vermelhidão) ou se a região tiver edema (inchaço) pode ser que haja infecção local", enumera Claudionor. Nesses casos, é preciso levar o bebê ao pediatra - e alguns procedimentos jamais devem ser feitos. "Antigamente era comum ser usado urina e teia de aranha para ajudar a cicatrização, quando era comum o tétano umbilical, comumente chamado de mal dos sete dias. Está prática, ainda bem, não é mais usada", salienta o médico.
4

Umbigo 'estufado' é normal?

O estufamento é causado, na maioria das vezes, devido à formação de uma hérnia umbilical. "Quando o cordão umbilical mumifica, o local fica mais frágil. Se o bebê faz força para evacuar ou chora, aumenta a pressão intra-abdominal. Com a região mais frágil em relação a outras áreas da parede abdominal, pode haver a formação da hérnia", explica o pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana.
5

Sintomas da hérnia umbilical e como curar o umbigo do bebê

É fácil desconfiar de quando a hérnia umbilical se formou no bebê: com a força para evacuar ou ao chorar, o umbigo incha, a cicatrização demora e o desconforto aumenta. E o choro também. "Em média, pode fechar espontaneamente até os seis meses de idade. Se não desaparecer espontaneamente, a correção cirúrgica é indicada. A hérnia umbilical dificilmente complica", finaliza. 
gostou ? até logo Bjão ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário